O Projeto


Sobre Nós


Em 2012, a equipe Paulino Botelho começou literalmente com o pé direito. Dois mil e doze foi um ano muito intenso, repleto de trabalhos e desafios. A começar pela jornada que iniciamos junto a Fundação “World´s Childrens Prize for the Rights of the Child”.
Assumimos o compromisso de trabalhar, junto com o Ensino Médio, as questões referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente e, para a mobilização dos estudantes, o projeto será realizado em cooperação com a organização sueca “Fundação The World´s Children`s Prize” (Prêmio das Crianças do Mundo), cuja representante, no Brasil, Christiane Sampaio, se encontra sediada em Belo Horizonte. . Pretende-se contrastar a situação das crianças no mundo com informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pois há 53.500 escolas cadastradas como Amigas Mundiais, distribuídas por 101 países, o que possibilita ampliar o olhar dos alunos ao contemplar as diferentes experiências de jovens de culturas diversas.

 A primeira etapa (janeiro a maio) diz respeito à implantação do programa “Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança”  (The Worlds' Children`s Prize for the Rights of the Child). Todo ano  as crianças e jovens decidem, através de uma Votação Mundial,  quem deve receber o “Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos  da Criança”. A votação encerra a primeira etapa do projeto, pois  anteriormente, os alunos são preparados através de pesquisas,  seminários e textos que abordam os direitos da criança, a  democracia, e a conhecer os nomeados ao prêmio, bem como as  crianças que são beneficiadas por suas ações, além de exercer o   direito de se fazer ouvir através da World´s Childrens Press Conference, em que expõem suas dúvidas e sugestões a imprensa local, nacional e às autoridades convidadas, que se realizou no dia 21 de Maio de 2012, no anfiteatro “Sérgio Mascarenhas”, graças ao apoio do Instituto de Física da USP. Neste evento, os jovens reivindicaram seus direitos, bem como exporam à comunidade as etapas já concluídas do projeto, a fim de dissertar sobre os Direitos da Criança e do Adolescente no mundo, bem como visando estratégias para melhor o andamento dos mesmos em seu município.
Na segunda etapa do projeto, seguiu-se formando grupos de alunos que, após diagnóstico, estenderam a iniciativa às demais escolas do município, debatendo temas como drogas, violência e abuso, enfatizando a necessidade do respeito à voz da criança e do adolescente em sociedade.
Esta iniciativa faz parte do projeto “Político ou Idiota” da professora Evelyn Mello, desenvolvido no componente Educação para Cidadania, cujo objetivo principal é fazer com que os estudos referentes à construção da atitude cidadã transcendam os muros da escola em benefício de todos que deles necessitem, mostrando que a equipe Paulino Botelho está em comunhão com assuntos mundiais, assumindo sua responsabilidade de formação cidadã.


Sobre o projeto "Político ou Idiota"


O projeto “Político ou Idiota” é um projeto educacional inserido na disciplina de Educação para a Cidadania, escrito e desenvolvido pela professora Evelyn C. de Mello, e proposto aos alunos da segunda série do ensino médio da ETEC Paulino Botelho no início do ano letivo de 2012. O projeto tem como principal objetivo desenvolver entre os jovens o conceito de cidadania e mostrar os meios pelos quais o jovem pode ser um cidadão no sentido real da palavra, desconstruindo a visão errônea que se tem de que a cidadania se limita ao ato de votar. Em outras palavras torna a cidadania algo acessível ao jovem, mostrando em que pontos ela lhe diz respeito e diz respeito a todos, deixando claro que cidadania é um conceito muito mais amplo do que se imagina, e tem a ver com a nossa ação responsável em relação ao outro.
Inicialmente, durante o primeiro semestre, o projeto foi desenvolvido em parceria com a World’s Children’s prize for the rights of the child foundation, uma instituição sueca de apoio às crianças do mundo, que elege e premia anualmente um representante como herói das crianças do mundo, em reconhecimento à sua luta em prol de crianças que possuem seus direitos violados.
Foi através do material fornecido pela fundação, a revista The Globe, que os alunos estudaram e desenvolveram os conteúdos relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e puderam entrar em contato com a realidade de outros jovens ao redor do mundo, alguns dos quais, habitantes de áreas de conflitos ou de países que contam com regimes que os submetem a condição precária, e de entender como estes vivenciam as questões do estatuto em seu dia-a-dia. O desenvolvimento do projeto resultou em uma conferência pioneira no Brasil, na qual pela primeira vez, jovens de nossa cidade se reuniram na presença de autoridades municipais para discutir políticas públicas de proteção e incentivo à criança e ao adolescente, bem como o cumprimento das leis previstas no estatuto em nosso município, tendo como tema central o trabalho infantil.
No segundo semestre as atividades da World’s Children’s prize se encerraram temporariamente, como acontece todos os anos, e com elas a parceria da ETEC com a instituição. No entanto o projeto segue firme para sua segunda etapa, na qual segue autonomamente mantido pelos alunos e por nossa orientadora, que pretendem levar todas as lições aprendidas com nossas experiências para outros jovens, a fim de formar cidadãos conscientes e prontos para defender os princípios tão caros previstos no estatuto. 

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