segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"I Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa" será realizada em São Carlos



No dia 21 de maio, às 16h, a ETEC Paulino Botelho em parceria com a World's Children's Prize, realizará simultaneamente com mais de 20 países a "I Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa".
O evento será realizado no auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Centro.
Para mais informações sobre a World's Children's Prize, acesse o site:
Objetivo
O objetivo do Prêmio das Crianças do Mundo é contribuir para um mundo mais humano, que respeita os direitos da criança. É o maior programa educacional mundial anual para crianças e adolescentes sobre direitos da criança, democracia, meio ambiente e amizade global.
Mais de 57.982 escolas, com 27 milhões de alunos em 104 países são filiadas ao Prêmio das Crianças do Mundo, como escolas Amigas Mundiais. As crianças participantes adquirem esperança no futuro e a oportunidade de exigir que seus direitos sejam respeitados.
World's Children's Prize (Prêmio das Crianças do Mundo)
Em um primeiro momento, a fim de fundamentar o trabalho, os estudantes se submeteram a um longo período de aprendizagem, no qual estudaram as leis previstas no estatuto e puderam traçar paralelos com casos de violações, tão frequentemente anunciados pela mídia. Essa aprendizagem ocorreu em grande parte durante as aulas da disciplina de Educação para a cidadania, porém houve também o apoio de um técnico jurídico, para que as informações dadas pudessem se tornar mais consistentes e criteriosas, uma vez que um dos nossos objetivos é difundir o conhecimento adquirido acerca do estatuto, aumentando assim o número de cidadãos que possuem o conhecimento de tais leis, e consequentemente fazer aumentar o numero de cidadãos capacitados para defender as crianças em situação de vulnerabilidade em nosso município, região e possivelmente em todo o país.
Em um segundo momento os estudantes tiveram acessos a casos de violação noticiados pela mídia e resgatados por pesquisas próprias, visando partir do estudo dos casos de nossa cidade, para mais tarde alcançar o nível mundial. Nessa fase como já mencionado, foram traçados paralelos com as leis estudadas a fim de que os estudantes percebessem quais os direitos violados por conta própria. Foi constatado que as violações ocorrem a todo o momento, e muitas vezes passam despercebidos, afinal já estão de tal forma inseridos em certas sociedades ( das quais a nossa, infelizmente não é uma exceção) que deixam de causar espanto, tornando-se algo trivial. As conclusões dos alunos em relação a tais casos serão expostas e debatidas na conferencia, bem como possíveis soluções idealizadas.
Ao final do projeto, os alunos irão levar as experiências adquiridas, e todo o conteúdo aprendido às escolas do município que necessitem dos conhecimentos que estes podem lhes oferecer. Será feito um mapeamento das escolas mais necessitadas em relação aos estudos sociais e conhecimento dos direitos da criança, e então os alunos envolvidos com o projeto levarão sua experiência até eles, dando início a um trabalho de campo, que trará benefícios à essas crianças no que diz respeito ao desenvolvimento de sua autonomia, dando assim continuidade ao projeto e encontrando novos amigos das crianças do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário